domingo, 31 de janeiro de 2010

Kurapika





Nome: Kurapika - Corapaica (BR) - クラピカ (JP) - Curarpikt (Guide)
Em muitos sites se fala que o sobrenome de Kurapika é Kuruta, porém isso não é necessariamente verdade. Apesar de ser o nome do clã, tribo dele, não significa que seja seu sobrenome. Porém não há provas de que não seja. Yoshihiro Togashi nunca publicou nada que desse essa informação. Portanto, o sobrenome Kuruta não é oficial, é criação dos fãs.
Idade: 17 anos
Data de Nascimento: 4 de Abril (para as curiosas, ariano)
Tipo Sanguíneo: AB
Altura: 1,71m
Peso: 59kg
Cabelo: Loiro
Olhos: Castanhos (mangá) / Azuis ou Verdes (anime) / Vermelhos (Emperor Time) / Pretos (com lentes)
Número do Exame Hunter: 404 no exame número 287
Grupo de Hatsu: Materialização / Especialização

Quando seus olhos ficam escarlates, Kurapika muda para o grupo especialização e como efeito pode controlar qualquer outro grupo com 100% de aproveitamento. Isso é o chamado Emperor Time. Vale lembrar que em seu estado normal Kurapika só é capaz de usar a porcentagem padrão dos outros grupos. Ou seja:


- Transformação: 80%
- Reforço: 60%
- Emissão: 40%
- Manipulação: 60%


Habilidade: Kurapika materializa correntes, cada qual com um poder próprio. Ao todo são cinco correntes, sendo que não se foi revelado nada a respeito de uma delas. As correntes são:

- Holy Chain (ホーリーチェ-ン): A corrente presa ao dedão. Utiliza reforço para curar danos físicos. Não se tem registro dessa habilidade sendo usada em outros ou para curar doenças. Forma de cruz.

- Chain Jail (チェーンジェイル): A corrente presa no dedo médio. Prende o inimigo e o força (provavelmente com manipulação) a usar o zetsu, ou seja, proibe que o adversário use nen. Kurapika criou essa corrente com o juramento de usar apenas nos membros da Genei Ryodan, caso use em outro inimigo, ele morre. Forma de gancho ou anzol.

-Dowsing Chain (ダウジングチェーン): A corrente do dedo anelar e arma padrão de kurapika. Usada para se defender e realizar ataques comuns. Também funciona como um pêndulo, indicando coisas como a mentira de uma pessoa ou a localização de alguém. Forma de esfera.

- Judgement Chain (ジャッジメントチェーン): A corrente do dedinho e principal ataque do Kurapika. Utilizando emissão, manipulação e materialização, introduz uma lâmina no coração do alvo e impõe até duas condições para este. Se essas condições não forem cumpridas, a lâmina perfura o coração e mata a pessoa. Isso aconteceu com Ubbo e Pakunoda. Essa corrente tem como condição (*) estar no Emperor Time. No anime também foi mencionado um juramento de não usar a menos que seja atacado antes, porém isso não existe no mangá. E se pensarmos bem, não deveria existir mesmo. No anime Kurapika diz q usou essa condição caso alguém da Ryodan manipulasse alguém para o atacar. Mas se a corrente usa manipulação, não surtiria efeito sobre alguém já manipulado. Para mais detalhes veja a análise das lutas x Ryodan. Forma de lâmina.

(*) Juramento é diferente de Condição. Condição é uma regra para que a habilidade funcione, se não for cumprida, não tem habilidade. (exemplo: Kuroro) Já o juramento é uma regra que o usuário se impõe para o uso do poder, caso não seja cumprida, recebe o castigo. Quanto mais forte o castigo, maior o poder adquirido. Assim como quanto mais restrita a condição, maior o poder da habilidade.

Além dessas correntes, Kurapika tem uma no dedo indicador, porém essa continua um mistério. Existe a hipótese de que seja a lâmina presa em seu coração, mas nada confirmado até então.

Kurapika costumava usar um par de katanas, mas depois que aprendeu a usar a aura nunca mais foi visto com elas. Como usuário de nen ele ainda não é maduro o suficiente para se comparar aos membros da Ryodan (ele mesmo afirma isso), principalmente em combate direto e uso básico da aura. No entanto ele já está num nível superior aos capangas da máfia, inclusive o Injyuu. Para compensar isso ele se vale de estratégias de combate, como deixar sua corrente materializada sempre para que o inimigo ache que é um usuário de manipulação ou mesmo esconder a corrente durante a batalha usando In.

Que fique claro que no Emperor Time as habilidades de Kurapika alcançam 100% de aproveitamento em todos os grupos, mas isso não significa que ele vá ganhar habilidades novas por isso. Ou seja, num é porque ele vai ter 100% em reforço que vai ter um super-soco como o do Gon. Outra coisa que vale lembrar é que como ficou bem claro em GI e CA, a quantidade de aura e a maneira que a usa valem muito mais do que o tipo de grupo da pessoa e a porcentagem de aproveitamento. E nesse quesito Kurapika perde pros Ryodan, pra muitos Hunters e, inclusive, para Gon e Killua em CA.

Em termos de força física Kurapika parece ser o mais fraco de todos. Killua abre 3 portas na sua casa, Leorio abre 2, Gon e Kurapika abrem 1. Mas Gon é muito mais novo, além disso o treino dele depois é infinitamente maior que o de Kurapika (torre celestial, wing, biske, knuckle+biske para gon x mestre sem nome para kurapika), fora a experiência de batalha que gon adiquiriu em GI e CA. Pra finalizar a diferença dos dois, Gon virou usuário de Reforço.

Em matéria de inteligência, Kurapika se mostra mediano. Ao contrário do que a maioria pensa, não é o mais inteligente, mas sim o mais culto. Não são sinônimos. Ele possui mais conhecimento teórico em certas áreas do que os outros. Mas não tem a mesma capacidade de analisar a situação que o Killua tem (embora também seja bom nisso), não tem a inteligência instintiva e de certa forma ingênua de Gon (esse sim é inteligente por natureza) e muito menos a malandragem (não deixa de ser inteligência) e conhecimento em medicina que leório tem (Leório então supera Kurapika em ao menos uma área de conhecimento). Nem mesmo na área de estratégia ele domina, sendo superado por Hisoka (um verdadeiro gênio), Killua e, em muitos momentos, Gon. Kurapika é o que eu costumo chamar de Enciclopédia Ambulante.

Costuma-se creditar a ele algumas coisas, como o plano de capturar Kuroro. O que poucos sabem é que o mangá dá a entender que aquele plano foi bolado (ao menos em linhas gerais) pelo Gon quando Kurapika sai correndo atrás do Ryodan que nem Bicha corre atrás de Bofe. Na verdade são poucas as vezes que ele fala algo que já não foi pensado ou executado por outro personagem.

Sobre sua personalidade, ao contrário do que se diz por aí, Kurapika não é frio e calculista. Pelo contrário, não são poucas as vezes que ele bota tudo a perder por descontrole emocional. Fora algumas pitadas de egoísmo ao longo do caminho. No Exame Hunter ele se mostra extremamente egoísta, botando até os novos amigos de lado em muitos momentos. O mais evidente deles é quando se recusa a acabar com Majitani, botando em risco não só seu exame, como também o de todos os outros. Ainda bem que tinha um leório pra salvar o dia.

Sobre o descontrole, não foram poucas as vezes que ele ficou enfezadinho por citarem a Ryodan ou olhos escarlates ou o que seja. Em York Shin, saiu correndo atrás da Ryodan sem pensar nas consequências (sendo salvo por Gon e Killua que foram capturados em seu lugar) e custou a fortuna de seu patrão, Raito Nostrad, por socar o gordinho na fuça.

Pra finalizar a parte da personalidade, Kurapika também se mostrou mal educado no seu primeiro encontro com Leorio, o que acarretou numa briga exatamente por esse exigir respeito.

Outra coisa que pode se enquadrar nesse assunto é a sexualidade e a fragilidade do loirinho. O anime o sacaneou inventando várias cenas que alimentavam uma relação yaoi entre ele e Leorio. Fora o ataque emo dele no começo de GI. No mangá num tem nada disso.

um breve resumo da história de Kurapika e sua jornada no anime:

Kurapika é o único sobrevivente do clã Kuruta. Massacrado pelo grupo Genei Ryodan, o clã conhecido por ficar com os olhos escarlates quando com raiva teve esses mesmos olhos arrancados. Ao contrário do que já li aqui na comunidade, a Ryodan não fez isso para vender no mercado negro, eles simplesmente queriam os olhos e pegaram. Depois, quando se cansaram, se desfizeram deles e daí sim eles viraram peças raras no mercado negro.

Como único sobrevivente, Kurapika tem como objetivo se vingar do grupo e recuperar os olhos. Para isso deseja se tornar um Hunter. Como Hunter ele teria acesso a muitas vantagens, inclusive informações privilegiadas. E foi no barco a caminho do Exame Hunter 287 que conheceu Gon e Leorio. Ele se desentende a princípio com Leorio, mas se encanta com Gon logo de cara. É aprovado pelo capitão do navio após falar seu motivo pra virar Hunter e salvar um marujo. Passa na prova da vila Doki Doki. No teste dos Kirikos ele passa graças ao seu conhecimento. Entra no Exame como número 404. Passa no Exame do Satotsu e reforça sua amizade com Leorio. Passa no Exame do Buhara e no re-Exame da Menchi. Passa no Exame de Rippo, onde derrota o Majitani. Passa no Exame das placas pegando a placa 16, do Tompa. Passa no Exame final "derrotando" Hisoka e se torna Hunter.

Após isso parte para Kukuru Mountain com Gon e Leorio para "resgatar" Killua. Após treinar lá por um mês, é capaz de abrir um portão da casa. Se separa dos amigos após esse episódio e vai atrás de um patrão. Na agência tem o primeiro contato com nen e é reprovado por não saber nada a respeito. Acha um mestre e aprende a usar o Nen. Volta ao mesmo lugar e passa no teste ao ver uma caveira de aura ao lado da mulher.

Em York Shin vira protagonista e tem seu tão esperado encontro com a Aranha. Entra na família Nostrad como guarda-costas, se envolve na guerra da Ryodan x Máfia, matando Ubbo. Acredita na morte da Aranha mas é avisado por seu informante, Hisoka, que era tudo falso. Trava uma guerra particular contra a Ryodan sendo ajudado por seus amigo e no fim consegue matar Pakunoda e invalidar Kuroro. Após isso fica afastado da trama principal em GI e CA, aparecendo brevemente em GI quando Killua o pergunta sobre a possibilidade de Kuroro estar no GI. Nessa cena mostra Raito Nostrad dizendo que o a família está falindo (culpa do Kurapika, mas este diz ter um plano) e Neon sem seus poderes (secando a fonte de renda da família).

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